3 de junho de 2013

Sobre o não julgar...


"Não julgueis, para que não sejais julgados." (Mateus 7: 1)

Será que muitas pessoas, diante de postagens “que conspiram contra as suas ideias”, usam o verso acima para aplicar a famigerada “lição de moral”?

Seria correto alguém usar tal verso? Quando um indivíduo se serve do versículo para apontar supostos erros dos outros, não estaria indo contra o próprio sentido das palavras de Cristo? Ao sugerir que “alguém está julgando” ele, o tal moralista, não estaria fazendo julgamento e, logo, incorrendo no erro que temerariamente supõe ver nas outras pessoas?

É assim mesmo! O verso contido no livro de Mateus só pode ser efetivamente proferido pelo próprio Cristo. Qualquer ser humano que o utilizar, apontando para outrem, estará fazendo o desprezível julgamento ao qual o texto se refere. Não seria assim?

Semelhantemente o vivente que sai por aí dizendo estar preocupado com a vida espiritual dos outros, não seria um prepotente sem se dar conta disso (Notem que não estou afirmando e sim perguntando.)? Somente uma pessoa que se julga em alto nível espiritual poderia cometer os seguintes erros capitais:

1. Está fazendo avaliação própria de sua espiritualidade. Em tese quem poderia fazer tal avaliação não seria Deus?

2. Sem conhecer o interior dos demais, não estaria a cometer o equívoco de avaliá-los espiritualmente, tendo como parâmetro a sua própria espiritualidade? Quem é capaz de ver o interior das pessoas? Não seria Deus?

Então como alguém poderia se preocupar com “a vida espiritual” de terceiros e sobre isso opinar? Quem poderia citar as palavras contidas no Evangelho de Mateus sem estar julgando?

Enéias Teles Borges

Nenhum comentário: